Cadeiras anfíbias estão à disposição de banhistas no Balneário Rincão e em Arroio do Silva

13/01/2014 18:15

O dia amanheceu nublado em Balneário Rincão ontem, mas nada que estragasse a alegria do aniversariante Mateus Mendonça. Ele completou 33 anos e experimentou pela primeira vez a sensação de entrar no mar. “Este foi o presente que recebi no meu aniversário”, afirmou.

Desfrutar a praia era uma tarefa quase que impossível, e um tanto quanto perigosa, para quem, como Mendonça, tem a ausência dos movimentos das pernas. Agora, os cadeirantes terão acesso aos banhos de mar com o auxílio das cadeiras anfíbias. Ontem, o grupo filantrópico Ação Mais disponibilizou o equipamento para freqüentadores dos Balneários Rincão e Arroio do Silva. A entrega das cadeiras anfíbias faz parte do projeto “Praia Acessível”.

“Nós conseguimos, com ajuda de parceiros, arrecadar dinheiro para a compra das cadeiras. Elas poderão ser aproveitadas como uma forma de lazer pelos cadeirantes, promovendo também a acessibilidade na orla”, disse o voluntário do Ação Mais, Tiago Marangoni.

Dezenas de cadeirantes da região Sul do Estado estiveram presentes à entrega, com a intenção de testar a novidade, que estará disponível aos banhistas a partir de hoje. Todo o procedimento foi realizado com auxílio de guarda-vidas.

Mendonça foi o primeiro dos cadeirantes a testar o novo equipamento no Balneário Rincão. A ansiedade era visível no olhar do aniversariante, prestes a experimentar um banho de mar após três décadas de espera. Graças à cadeira, ele teve um dia inesquecível, que mudou sua percepção do inalcançável. “Sempre que puder eu quero aproveitar para entrar no mar com a cadeira, aproveitar que agora ela está disponível”, contou.

Sidney Brandão, 61 anos, sabe como é estar no mar, porém, desde quando perdeu os movimentos das pernas, há 20 anos, por causa de uma paralisia, não entrou mais em águas salgadas. “Está um pouco frio, mas o frio não vai me impedir de entrar na água. É uma bela iniciativa integrar os cadeirantes no projeto social e nos dar a acessibilidade de podermos desfrutar do mar, a gente se sente menos excluído”, ponderou.

RESERVAS PODEM SER FEITAS PELO TELEFONE

Uma cadeira anfíbia ficará no posto guarda-vidas da Plataforma Norte, no Rincão, e a outra no Balneário Arroio do Silva. Para facilitar o acesso, também foram construídas rampas que levam à orla. “Nós só temos que agradecer ao pessoal da Ação Mais por nos dar essa liberdade de lazer que antes éramos impossibilitados de realizar”, destacou Maria Luiza Lessa, presidente da Associação de Cadeirantes Vida Ativa.

Os equipamentos já estão disponíveis, mas é recomendado que seja feita uma reserva de horário pelo telefone funcional dos guarda-vidas: (48) 9802-6123. “É indicado que as pessoas liguem reservando a cadeira para um controle, e também para que todos os cadeirantes possam aproveitar o novo acessório da melhor forma possível”, afirmou o cabo Lindomar Moisés Romancini, do Corpo de Bombeiros.

SAIBA MAIS

As cadeiras chamadas anfíbias têm rodas maiores para atravessar à areia e são feitas de material especial que permite a entrada na água salgada. A implantação da cadeira nos Balneários Rincão e Arroio do Silva é uma ideia pioneira em Santa Catarina. No litoral dos estados de Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, o acessório foi disponibilizado pelos governos estaduais para as praias mais movimentadas.

O Ação Mais, idealizador do projeto na região Sul de Santa Catarina, teve a iniciativa após ouvir de João Pedro Goterra, durante viagem a um parque aquático, que há 40 anos nunca havia mergulhado. As palavras do cadeirante despertaram uma ideia que foi estudada e concretizada através da implantação da cadeira anfíbia.

Texto publicado no Jornal da Manhã no dia 23 de Dezembro de 2013.

Link: http://www.jmnet.com.br/impresso/pub/edicao-diaria-1133

Comments