I Curso Básico de Primeiros Socorros – UFSC Araranguá

07/12/2012 12:07

Um dos objetivos do projeto do site ‘webfisio.ufsc.br’ é dar a oportunidade aos alunos de fisioterapia da UFSC de divulgarem seus trabalhos, projetos, participarem de cursos ligados a área da saúde, e principalmente as diversas áreas de fisioterapia, devido a isto e a grande procura pelos alunos de um curso básico de primeiro socorros é que os organizadores do site webfisio proporcionaram o primeiro curso básico com o apoio da UFSC e do Corpo de Bombeiros de Araranguá – SC.

Um curso básico de primeiros socorros é de grande importância para toda população, pois através dele pode-se ajudar e até salvar a vida de muitas pessoas, com ações muitas vezes simples, mas que a grande maioria da população não têm a oportunidade de compreender. Procedimentos simples que mantêm vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns que detêm tais conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado, é o maior objetivo dos cursos básicos de primeiros socorros.

Temos a consciência de que fatalidades podem acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento e é imprescindível que estejamos capacitados para essas eventualidades. As situações mais comuns são atendimento à vitimados de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de ataques cardíacos, ataques epilépticos.

A fisioterapia não se baseia em reabilitação apenas, mas também na promoção e prevenção da saúde, com isso podemos compreender o primeiro ponto positivo de os alunos do curso de fisioterapia terem a oportunidade de realizar um curso básico de primeiros socorros.

O curso contou com os seguintes conteúdos:

– Avaliação geral do paciente;

– Trauma de crânio, coluna, tórax e extremidades;

– Reanimação cardiopulmonar;

– Parto Emergencial

– Manipulação e transporte de pacientes;

Além de outros assuntos complementares, sendo abordados em aulas teóricas e práticas.

Sendo realizado em quatro dias semanais, no período noturno, tendo como local a Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Jardim das Avenidas – Araranguá – SC. Aconteceu do dia 03/12/2012 até o dia 06/12/2012, das 19:00 até as 22:00. Os alunos que obtiveram 75% de presença, receberão um certificado concedido pela UFSC, com um total de 12 horas, que poderá ser utilizado como horas complementares.

Sendo assim, ao final do curso, os alunos estão aptos a realizar os primeiros socorros em caso de alguma emergência, tanto durante suas sessões de fisioterapia, como em qualquer outra situação que ninguém está a salvo de passar. Todos devem prestar os primeiros socorros a uma pessoa necessitada, melhor ainda é saber como fazer isso.

Percebeu-se durante o curso que houve bastante interesse por parte dos alunos e uma grande interação com os palestrantes a fim de esclarecer todas as dúvidas. Notou-se também a acessibilidade dos bombeiros que fizeram parte deste curso, sempre elucidando os temas pertinentes, e as dúvidas dos participantes, com a finalidade de ter noções básicas de como agir em situações de auxilio imediato a vítima necessitada de primeiros socorros, e a forma dinâmica com que eles trabalhavam sempre simulando ocorrências e a maneira correta de agir.

Com isso se encerra o “I Curso Básico de Primeiro Socorros – UFSC Araranguá”, com um aproveitamento satisfatório e com os nossos agradecimentos a todos os envolvidos.