I Curso Básico de Primeiros Socorros – UFSC Araranguá

16/11/2012 09:36

O I Curso Básico de Primeiros Socorros é uma iniciativa da equipe do site “webfisio” juntamente com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, localizado na cidade de Araranguá.

Um curso básico de primeiros socorros é de grande importância para toda população, pois através dele pode-se ajudar e até salvar a vida das pessoas com ações muitas vezes simples, mas que a grande maioria da população não tem a oportunidade de conhecer e compreender. Procedimentos simples que mantêm vidas em situações de emergência, conduzidos por pessoas comuns que detêm tais conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado, é o maior objetivo dos cursos básicos de primeiros socorros. Nós temos a consciência de que fatalidades podem ocorrer em qualquer local, a qualquer momento e, por esta razão, torna-se imprescindível que estejamos capacitados para essas eventualidades. As situações mais comuns são atendimentos as vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, ou mesmo o atendimento às pessoas em situações de mal estar e risco de morte, tais como, vertigens, tonturas, ataques cardíacos, crises convulsivas, dentre outros. Neste contexto, a Fisioterapia não se baseia em reabilitação apenas, mas também na promoção e prevenção da saúde, com isso podemos compreender o primeiro ponto positivo dos acadêmicos do curso de Fisioterapia ter a oportunidade de realizar um Curso Básico de Primeiros Socorros.

O curso contará com os seguintes conteúdos:

1. Avaliação geral do paciente;

2. Trauma de crânio, coluna e tórax;

3. Reanimação cardiopulmonar;

4. Parto Emergencial + Manipulação e transporte de pacientes;

5. Emergências cardíacas e AVE;

Data: 03/12/2012 até 07/12/2012.

Local: UFSC – Campus Araranguá, Jardim das Avenidas (Sala A-308)

Horário: 19:00 às 22:30

Objetivo: Habilitar os alunos com respaudo legal, conhecimentos teóricos e práticos para prestar a primeira assistência em situações de emergências, principalmente durante atendimentos fisioterapêuticos.

Público Alvo: Estudantes de fisioterapia da UFSC.

Pré-requisito: Morfofisiologia.

Inscrições: até 30/11/2012

Realização: site webfisio.ufsc.br e corpo de bombeiros de Araranguá.

Mais informações:  Ao final do curso, todos que cumprirem 75% de presença receberam certificado.

Vagas Limitadas! Faça já sua inscrição!

Link para inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE1yYWN0T0xBa2dSdWRnU1dSUm8zcGc6MQ