Projeto de Incentivo a Cultura – Cultura e Dança Árabe

21/06/2012 18:49

Coordenado pelo Fisioterapeuta e Professor, da Universidade Federal de Santa Catarina Robson Pacheco,o projeto de incentivo a cultura árabe e consciência corporal, surgiu na UFSC, juntamente com as acadêmica de Fisioterapia, Natália Barbosa da Silveira professora de dança do ventre e Lerene Constantino com a intenção de promover e aumentar o paladar cultural de um público alvo, assim como promover a consciência corporal biomecânica através dos movimentos da dança do ventre, além de aumentar a concentração, interação com o público, relações sociais e coordenação motora.

Objetivos desse projeto de forma geral são colocar as crianças em conhecimento e contato com outra cultura, desta forma ampliando seu conhecimento, conhecer as influências de outra cultura sobre a nossa, induzir a maior consciência corporal e se livrar de vícios posturais, desenvolver habilidades físicas, sócio- afetivas e psicomotoras, aumento da concentração e coordenação motora. Avaliar e corrigir a postura das alunas, pois sabe-se que esta é uma faixa etária onde ocorrem disfunções posturais.

O projeto se desenvolverá, nos horários das aulas de Educação Física, do Professor Juliano, sem custos, através de Palestras sobre dança e ensino da cultura árabe, consciência corporal, acompanhamento Fisioterapêutico através de avaliação postural, procurando sempre melhorar o bem estar dos envolvidos e melhorar a qualidade de vida, exibição de vídeos sobre a cultura, montagem coreográfica com tempo previsto de um ano para término. A dança tonifica e enrijece a musculatura ; melhora a circulação sanguínea; trabalha as articulações, melhorando seu condicionamento; proporciona a reeducação postural; aumenta a flexibilidade e a resistência física.

Desenvolve a coordenação motora e melhora o eixo de equilíbrio; estimula a criatividade; através de seqüências e laboratórios/dinâmicas trabalhamos a percepção sensorial; desta mesma forma, a timidez que muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado é trabalhada aos poucos; alivia o stress do dia-a-dia através do contato de grupo pela troca de experiências e informações, o que desenvolve a capacidade de sublimar os desafios.

A chamada terceira idade escolar, é a melhor para aprendizagem da dança, exige um amadurecimento físico e intelectual de quem a pratica, o corpo encontra-se ainda bastante flexível, facilitando a execução dos movimentos. A habilidade de coordenação motora na educação destes, e a capacidade de aprendizagem motora estão mais rápidos e facilitam os progressos. A dança é realmente uma das mais deliciosas formas de conscientização corporal. Enquanto dançamos, automaticamente vamos nos apropriando do conhecimento inconsciente, a mecânica do movimento vai ficando guardada em nosso cérebro, ele responderá ao estímulo e o corpo saberá repeti-lo quando for dado o comando. Para isso conhece-se o movimento na teoria (com o estudo da biomecânica), mas o imprescindível é que saiba como este se dá na prática.

Mais informações você encontra aqui: http://nathymahaila.blogspot.com.br/

    

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Tags: Dança ÁrabeProjeto UFSC